sábado, 20 de março de 2010

20 de Março



Hoje foi um dia pra descansar. Acordamos cedo, vimos que chovia e voltamos a dormir. Aliás fizemos pouca coisa além de dormir, comer e ler. Depois do café demos um mergulho rápido só ao redor do barco, nem fomos até a praia.
Começamos a organizar as coisas pra voltar amanhã.
No final da tarde saiu até um solzinho, aproveitamos pra ir em terra comprar pão. Um por do sol bem vermelho nos diz que amanhã o dia vai ser lindo.. tomara...
Faz 14 dias que estamos no barco, o que pra duas pessoas num espaço de 7 metros de comprimento é muita coisa. Nossa casa vai parecer gigante na segunda-feira...
Amanha pretendemos sair daqui por volta das 10h00, direto para a Marina Santo Antonio, onde fica o barco.


sexta-feira, 19 de março de 2010

19 de Março


Amanhecemos com chuva, já estávamos prontos para ir embora, pois ainda tínhamos o problema do motor.

Por volta das 9h00 saiu o sol, tiramos o motor e Marcelo começou a desmontá-lo para ver se resolvia o problema. Sem espaço nem ferramentas adequadas ele não pôde abrir o carburador, mas mesmo assim conseguiu limpá-lo. Podíamos ficar mais uns dias, afinal.

Depois do café fomos à praia, a água estava uma delícia. Depois das 11h00 é hora de voltar e procurar uma sombra, pois algumas pessoas aqui se queimam com facilidade.

Marcelo deu mais uma limpeza no casco do barco enquanto eu fazia o almoço. Comemos risoto e bebemos frisante. Muito chiques.

Um cochilo após o almoço.. e praia de novo!

No final da tarde aproveitamos para atualizar o blog mas a internet aqui é muito lenta.

O plano é ficar por aqui mais um dia e voltar para Floripa no domingo.

18 de Março

Saímos de São Francisco as 5h30. É o último trecho grande da nossa viagem.

O vento estava bem fraco, por isso velejamos com a ajuda do motor pelo menos metade do caminho. Deixamos acabar o combustível no tanque, Marcelo reabasteceu mas decidimos deixar o motor desligado,  viemos só na vela o resto do trajeto.

O dia estava bom, no meio da tarde entrou um vento de nordeste mais favorável. Marcelo estava bem cansado.

Quando chegamos ao caixa d’aço, fomos ligar o motor para manobrar na hora da ancoragem.. e nada do motor pegar! Sujeira no carburador. Depois de inúmeras tentativas decidimos ancorar usando só as velas. O caso é que aqui ficam sempre vários barcos ancorados, um perto do outro, e o vento ronda constantemente. Levamos uma canseira, a vantagem é que conhecemos bem o pedaço.

Aqui sim dormimos muito bem, e o que é melhor, sem hora pra acordar amanhã.

 



__________ Informação do ESET NOD32 Antivirus, versão da vacina 4959 (20100319) __________

A mensagem foi verificada pelo ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com

Décimo segundo dia

Distância percorrida 63 milhas

Tempo de deslocamento 13h24

Velocidade média 4,3 nós


Décimo primeiro dia

Distância percorrida 54,7 milhas

Tempo 12h00

Média 5,1 nós



__________ Informação do ESET NOD32 Antivirus, versão da vacina 4959 (20100319) __________

A mensagem foi verificada pelo ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com

17 de Março

Saímos de Paranaguá as 4h30,pois contávamos com a maré vazante para ajudar a impulsionar o barco. Seguimos pelo canal principal, o que se mostrou um erro, apesar da corrente a favor o vento era contra, nos molhando o tempo inteiro.

Quando pegamos o canal de acesso ao porto para sair, passamos um sufoco! O mar estava muito muito grande, com ondas gigantes, o barco balançava muito, mas nosso motor foi muito valente. Depois de uns trinta minutos nossa rota saía do canal, e pegamos mar aberto, o que melhorou bastante a situação. Dali foi praticamente uma linha reta até o próximo destino.

Pretendíamos ancorar na Ilha da paz, mas o mar lá estava muito mexido, por isso seguimos até a entrada de São Francisco, onde forma-se praticamente uma lagoa. Jantamos e fomos dormir cedo, mas no meio da noite entrou vento forte e não dormimos muito bem.

 

 

 



__________ Informação do ESET NOD32 Antivirus, versão da vacina 4959 (20100319) __________

A mensagem foi verificada pelo ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com

terça-feira, 16 de março de 2010

16 de Março


Hoje dormimos até mais tarde, aproveitamos a manhã para conhecer Paranaguá. Tomamos café em uma confeitaria (não aguento mais café solúvel) e saímos a caminhar. O centro tem muitos prédios antigos e que sem dúvida foram bonitos, mas a maioria sem nenhuma conservação. É uma cidade portuária mesmo, com todo tipo de pessoas (algumas bem esquisitas), casas sem jardim e ruas mal cuidadas.
Apesar disso tem coisas bem bonitas também, visitamos um museu mantido pelo Iphan, que fica num mosteiro jesuita antigo, a igreja matriz, e o mercado público.
Agora são 13h48, vamos almoçar, fazer uma faxina no barco, comprar combustível e nos preparar para fazer a viagem de volta.
Ainda ontem estávamos conversando: cara, trouxemos esse barco para outro Estado! estamos bem contentes com o nosso feito.
A previsão é sair daqui as 04h00 da manha e ir direto até a Ilha da Paz, em são francisco do Sul.

15 de Março






Dia de conhecer a Ilha do mel! Como nosso veleiro está bem atracado, e tivemos uma experiência ruim ontem, resolvemos não arriscar: Fomos até lá no barco de passeio que leva os turistas. A viagem leva cerca de 1h30, e o preço um pouco salgado: R$27,00 por pessoa ida e volta. O primeiro barco sai as 09h30, ou seja.. chegamos lá as 11h00.
A ilha é realmente linda, logo que chegamos fizemos uma caminhada até a praia de fora e o Farol. Queriamos visitar também o Forte, mas fica a 4km de onde estávamos, e como o último barco sai de lá as 16h30, ficaria bem corrido.
Então preferimos aproveitar a praia, tomar um banho de mar, conhecemos o centro de Nova Brasilia, com lojinhas e restaurantes. A ilha tem também muitas pousadas, ficamos até espantados. A maioria dos turistas lá eram casais, e encontramos também muitos estrangeiros.
Paramos para almoçar num restaurante lindo, com mesas de madeira e sombreiros em um deck à beira da praia. Mas na hora que chegou a comida.. uma decepção... porçoes pequenas e comida mal feita. Saimos de lá com fome, e ainda paramos em um outro restaurante, onde bebemos uma cerveja e comemos batata frita. Esse também não era grande coisa, restaurantes não são o ponto forte dessa parte da ilha. Talvez em Encantadas seja diferente, mas infelizmente não vamos poder ver de perto dessa vez.
Ficamos na praia o resto da tarde, e chegamos de volta para o barco bem cansados. Tomamos banho, Marcelo tirou um cochilo enquanto eu fazia a janta, comemos macarrão com atum, conversamos um pouco e fomos dormir por volta das 21h00.



14 de Março

Domingo foi um dia de cão.
Acordamos por volta das 6h00 com uma ventania, o barco balançava de um lado para o outro, parecíamos uma casca de amendoim em uma máquina de lavar. além disso começou a chover.
Quando acalmou o vento fomos até a praia, pois precisávamos comprar gelo e queríamos pisar na areia da Ilha do mel, afinal foi pra isso que viemos. mas mal deu tempo de saltar do botinho e já começou a fechar o tempo, uma trovoada se aproximava, voltamos depressa para o barco e já pegamos mais vento e chuva forte.
Ficamos esperando para ver como ia ficar o tempo e ouvimos no rádio aviso de ventos fortes de nordeste a noroeste, força 6 ou 7 com rajadas.
Marcelo decidiu que iríamos procurar um abrigo melhor na Ilha das Peças, ali próximo. Ancoramos e realmente parecia mais tranquilo. Almoçamos com calma, mas logo o barco começou a balançar muito novamente, isso já eram umas quatro horas da tarde. Seria impossível descansar à noite daquele jeito. Resolvemos chamar o Iate Clube de Paranaguá no rádio, eles nos informaram que tinham vagas para atracação, se chegássemos ate as 19h00, que estávamos a cerca de 12 milhas de distância e que o canal de entrada era bem sinalizado. Nem tínhamos o que pensar, levantamos âncora e fomos rápido pra lá.
O vento ajudou, contudo havia ondas de tamanho considerável e muita força de maré. Mas chegamos a tempo, o marinheiro que nos recebeu era muito prestativo, ajudou a colocar o botinho pra cima e nos indicou um lugar para comer.
Tomamos um banho excelente, saímos para comer e beber. O dia que começou tão mal terminou muito bem. Dormimos bem tranquilos.

Oitavo Dia


Distância percorrida: 20,7 milhas

sábado, 13 de março de 2010

13 de Março



O dia começou cedo, acordamos as 6h da manhã, pois pretendiamos sair de Guaratuba antes do vento aumentar, já que a barra de Guaratuba é complicada. Seguimos rumo a nosso destino nessa viajem a tão sonhada Ilha do Mel, demos uma ótima velejada até nosso destino. Sani passou mal a maior parte do dia, acredito que seja por que ela dormiu pouco hoje se comparado aos outros dias, ultima mente este é o esporte que ela mais pratica. Deixando a brincadeira de lado acredito que o que incomodou a Sani hoje foi o calor.

Chegamos a Ilha do Mel por voltas das 15h, o que vimos a principio nos agradou, ancoramos próximo a outras embarcações, contudo desconfiamos que a profundidade era pouca e resolvemos mudar nossa ancoragem. Nossa sonda está fazendo falta, para verificar a profundidade usamos um cabo e uma ancora e constatamos uma mudança de 20 cm em menos de 40 minutos.

Descobrimos que o nosso bote estava com um vazamento localizamos o mesmo e fizemos um reparo e vamos amanhã se este reparo funcionou, por causa deste incidente não pudemos ir a ilha hoje. Pretendemos ir amanhã cedo.

Logo vamos jantar um delicioso capeletti de quatro queijos ao molho branco, nossa sobra do almoço.

Sétimo dia


Distância percorrida 34,4 milhas
Velocidade média 3,8 nós.
Mar pequeno e pouco mexido com exeção da entrada do porto

12 de Março


Hoje aproveitamos a manhã para colocar nosso blog em dia mas antes disto aproveitamos aquele banho aqui no Iate clube Capri. Fomos ao restaurante onde sentamos e conversamos um pouco e aproveitamos o visual. A estrutura do iate clube continua excelente, porem mudou bastante, recomendo quem for a este iate clube, ligue antes pra se informar dos custos, para não termos uma surpresa desagradável como tivemos. No fim das contas negociamos uma valor a pagar e resolvemos sair mais cedo de tão aborrecidos que ficamos. Nosso destino seria a ilha da paz, porem ao sair no canal encontramos um vento soprando de leste com uma intensidade ideal para velejar e com este resolvemos seguir direto para Guaratuba. Chegamos em Guaratuba no fim da tarde, sua entrada necessita atenção pois é estreita e com bancos de areia em ambos lados do canal e para piorar o canal não tem marcações. Ancoramos perto da saída do ferryboat, Sani fez a nossa janta , um cachorro quente e tivemos uma bela noite de sono.

Sexto dia


Distância Percorrida 20,4 Milhas
Velocidade média 4,3 nós
Vento de Leste a Nordeste.
Mar baixo e pouco mexido

sexta-feira, 12 de março de 2010

11 de Março


Acordamos as 5h00, e enquanto Marcelo preparava o barco para zarpar, eu fiz o café e deixei pronto o almoço - baguetes com queijo, presunto e tomate, pois não teríamos condições de cozinhar nada durante a viagem.
Saímos as 6h00, e logo percebemos que o vento não era sudoeste como previsto, mas sim noroeste, que nos permitiria velejar em linha reta até o destino. O problema é que no decorrer do dia virou para nordeste, o que pra gente foi péssimo. Tivemos que dar muitos bordos, andando em zigue zague, o que fez a gente levar bem mais tempo que o previsto.
Já eram 20h00 quando chegamos na entrada de São Francisco, nossa sorte foi o Marcelo ter marcado bem nossa rota no GPS, pois estava escuro e conhecemos pouco esse trecho, não dava pra ver nada, nessas horas temos que confiar nesse aparelhinho.
Como já era tarde e estávamos bem cansados (pense em dezesseis horas velejando!), resolvemos dormir no Iate Clube do Capri, onde o barco ficaria bem amarrado no trapiche e protegido. Fomos dormir já pensando nas facilidades do iate clube... banho de verdade, restaurante, conforto!
Amanhã devemos ficar por aqui, aproveitar, e seguir viagem só no sábado.


Quinto dia

Distância percorrida 70,6 NM
Velocidade Média 4,3
Tempo de deslocamento 16h26m
Ondas entre 1,5m a 2,5m
Vento entre noroeste e nordeste. Muita corrente contra a partir da ilha lobo até a passagem pelos tamburedes. Mar baixo porem bem mexido.

10 de Março


Hoje foi um verdadeiro dia de férias! De manha fizemos algumas compras (água, combustível), e depois fomos passar o dia na Ilha de Porto Belo, tomamos umas cervejas, descansamos, tomamos banho de mar...
Tomamos banho de água doce na praia, e quando voltamos para o barco percebemos que ele garrou (a âncora soltou) por causa da mudança do vento. Foi um sufoco, pois ele já havia se afastado bastante de onde deixamos. Mas deu tudo certo, voltamos para dormir no Caixa D'Aço, colocamos o bote para cima (pois com ele de reboque perde-se muita velocidade), e organizamos tudo para a navegada até São Francisco.

terça-feira, 9 de março de 2010

09 de Março

Hoje acordamos com a dona Angelika nos ligando, preocupada com noticias de ciclone no jornal. Como a previsão realmente não está nada boa, decidimos passar terça e quarta feira por aqui, já que estamos “em casa”, e subir só na quinta, quando o mar diminui e entra o vento sul, ideal para nós.

De manhã Marcelo fez a limpeza do casco, aproveitando a água transparente daqui. Depois demos uma boa caminhada, compramos gelo e carne, saiu um churrasco excelente, o dia estava lindo.

No fim da tarde fomos à praia, tomamos banho de água doce, descansamos (rotina chata...)

Amanha devemos ir à porto belo, repor água e gasolina que gastamos até aqui e fazer alguma compra de última hora.

08 de Março

Saímos de Ganchos bem cedo, por volta das 8h00, pois ouvimos o aviso de ressaca e a previsão era de ondas entre 3,5 e 4,5 metros, então queríamos chegar no caixa d’Aço o quanto antes. Na saída passamos por três botos, mas não fui rápida o suficiente para pegar a máquina fotográfica...

Cruzamos com um único barco de pesca no caminho, o mar realmente estava bem grande, principalmente entre Bombas e Porto Belo.

Ancoramos bem, Marcelo nadou até a praia enquanto eu fazia o almoço. Depois passamos a tarde lendo e descansando, e no final do dia fomos à praia dar um mergulho. Tomamos um banho (o sol foi o suficiente para esquentar a água do chuveirinho), jantamos cedo pois o dia foi bem comprido e fomos dormir.




Segundo dia

Distância percorrida: 17,5 milhas

Tempo de deslocamento: 3h22

Velocidade média 5,2 nós

Mar muito alto.

domingo, 7 de março de 2010

07 de Março

Saímos do Iate Clube um pouco antes das 11h00. Tanques de água e combustível cheios, comida, roupas, travesseiro, livros, parece que não vai caber tudo!
Pegamos alguma chuva pelo caminho, mas na maior parte do tempo sol.
Chegamos em Ganchos no final da tarde, com um arco íris lindo pra nos receber.
Eu pra variar enjoei, o mar estava bem grande, e dormi um pouco.
Marcelo ficou o tempo todo no leme, agora à noite está quebrado... organizamos o barco por dentro, comemos um cachorro quente e vamos pra cama cedo.
Amanhã a previsão é ir só até o Caixa DÁço, e aproveitar um pouco o dia.

Primeiro dia

Distância percorrida: 25,5 milhas
Tempo de navegação: 6h43
Velocidade média: 3,8 nós
Ventos de leste a sudeste, ondas de leste altas e pancadas de chuva.

terça-feira, 2 de março de 2010

Nosso veleiro Conquest fazendo o "aquecimento" para as férias, no último final de semana durante as Regatas de Minioceano em Jurerê

Frase do dia

"Sailing: The fine art of being Cold, Wet, and Miserable while
going nowhere very slowly..."